Convertendo imagem RGB para CMYK no CorelDRAW

Convertendo RGB para CMYK

No tutorial de hoje vamos aprender a transformar imagens RGB para CMYK. Ao criar artes para impressões sabemos que todo nosso arquivo tem que estar em CMYK, mas como fazer isso com nossas imagens. 


Fazer este procedimento é bem simples e o resultado é excelente ao fazer as impressões.

Este tutorial estou fazendo em base de minhas criações personalizada no CorelDRAW, as minhas impressões são feitas em uma gráfica onde sempre levo para ser impresso. Sempre tive ótimos resultado e hoje quero mais uma vez compartilhar com você.   

Então vamos ao que interessa.


PRIMEIRO MODO


Vamos abrir uma imagem no CorelDRAW, vamos em Arquivo – Importar... ou Ctrl+I, escolha sua imagem e ao mudar o ícone, clique uma vez na página do programa, ficando assim.


Agora com a imagem selecionada vamos em Bitmaps – Modo – Cores CMYK (32) bits. Como na imagem a seguir. 


Ao clicar em Cores CMYK (32) bits, vamos ver uma pequena mudança nos tons da imagem, mas nada que comprometa a qualidade. Sendo assim o que era JPEG para CMYK.

Veja o resultado.


Este mesmo procedimento se aplica de outra maneira e mais conhecida para quem trabalha diariamente com o CorelDRAW. Então veremos a seguir como fazer de outra maneira.


SEGUNDO MODO


Mesmo procedimento, Arquivo – Importar... ou Ctrl+I, escolha sua imagem e ao mudar o ícone, clique uma vez na página do programa.

Com a imagem selecionada vamos em Bitmaps – Converter em Bitmap.


Ao abrir a caixa em Resolução deixe com 300 dpi, Cor Modo de cor escolha na janela, a opção Cor CMYK (32bit), no campo de opções deixe marcadas as duas opções que são: Suavização de serrilhado, Fundo transparente.

Pronto sua imagem agora está toda em CMYK.

Essas dicas é o que faço diariamente por aqui e se você não sabia que podíamos realizar esse procedimento em imagens, agora pode realizar em seus trabalhos. Espero que o tutorial possa lhe ajudar e até a próxima. 



Gostou do tutorial? Curta, Comente e Participe! 
Arte no Corel compartilhando o melhor para você

Sígueme en YouTube Sígueme en Facebook Sígueme en Instagram Sígueme en WhatsApp Sígueme en TikTok Sígueme en Twitter

12 Comentários

  1. Relbert, gostaria de saber o que muda realmente na prática do 1º método para o segundo. Sempre usei a 2ª forma, mas fiquei com a dúvida. Obg

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta W-tech, a diferença entre a primeira e a segunda opção é que na primeira ao utilizar este comando serve para depois eu trabalhar com camadas cromia para serigrafia e a segunda pelo simples fato de ter algumas opções que podem ser alteradas como colocar em 300 bpi. Mas nada lhe impede de usar a primeira opção para suas impressões eu mesmo já fiz diversas impressões por aqui e sempre obtive ótimos resultados. Obrigado pela visita e qualquer dúvida me retorne. Forte abraço Relbert

    ResponderExcluir
  3. Muito bom tutorial. Mas esqueceu de marcar a caixa IMPRESSÃO SOBREPOSTA DE RETO SEMPRE.
    Vale ressaltar que algumas imagens, principalmente retirada do google, que ao converter em CMYK, algumas imagens costuma ontem a área mais escura, ou de cor preto, fica somente a cor preto. Caso isso aconteça, importe a imagem para o CorelPhotoPaint, Photoshop ou qualquer editor de imagem e faça a converção por lá e depois importe para seu arquivo no Coreldraw.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma detalhe muito importante que eu realmente esqueci de mencionar, obrigado por postar esse detalhe Glênio, como sempre o blog pode contar com os visitantes e amigos para ensinar e ajudar. Forte abraço parceiro.

    ResponderExcluir
  5. Dica 3 - Sempre que for usar uma imagem para impressão profissional - Fechamento de arquivo, impressão off-set. Use a seguintes forma.

    Abra a imagem no Corel Photo Paint, redimensione a imagem para o tamanho do objeto ou espaço onde ela será aplicada no Draw, converta para 300 DPIs e para CMYK.

    Você também pode fazer os ajustes no laboratórios de imagens do Corel para deixar a imagem nas cores e tonalidades que lhe agradar.

    Depois salve-a com outro nome, mantendo assim a original intacta.

    Agora importe para o Corel Draw, pronto sua imagem não sofrerá perdas nem distorções provocadas pelo Draw, nos casos de fechamento P.S. podem causar distorções nas tonalidades das cores.

    Abração Robert. Espero que seus leitores gostem da dica.

    ResponderExcluir
  6. Opá bela dica, obrigado por compartilhar suas informações parceiro, com certeza vão ser essenciais para os visitantes. Forte abraço Relbert

    ResponderExcluir
  7. Falou Robert, nós estamos aqui é para isso mesmo. Ajudar é o caminho para um mundo mais justo e inteligente. Abração.

    ResponderExcluir
  8. é possivel fazer uma arte todo no p.s e exportar para o corew e fazer uma impressão grafica??? Salomao.

    ResponderExcluir
  9. Sim mas dependendo da criação não terá, porque poderá perder alguns efeitos ao exportar para o corelDRAW, o certo mesmo seria levar o PS.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, estava mesmo procurando por isso. Simples, mas com o tempo a gente esquece. O blog vai para os favoritos. Vlw

    ResponderExcluir
  11. Relbert, boa tarde, por gentileza, existe um modo de obter a cor do RGB azul para CMYK sem perder tanto na semelhança?

    ResponderExcluir
  12. tem sim, tente ir em editar depois
    - localizar e substituir
    - Substituir objetos
    - abrindo a caixa vai em subst. um modelo ou paleta de cores
    - localizar modelo de cores
    - deixe rgb e vai em substitui... pela e coloca cmyk
    - e concluir
    - substituir tudo

    O que era RGB vai ser CMYK

    Este modo também da certo tanto com os objetos e imagens no corel, qualquer dúvida me retorne, forte abraço Relbert

    ResponderExcluir