Fechamento de arquivo no CorelDRAW - Preparar para impressão ou saída

Dicas de fechamento no Corel DRAW - 2022 Versão 24.04.0.636 

O fechamento de arquivos no CorelDRAW envolve preparar o arquivo para impressão ou saída, garantindo que ele esteja configurado corretamente para que o resultado final corresponda às suas expectativas. Aqui estão os passos gerais para fechar (preparar) um arquivo no CorelDRAW - 2022 Versão 24.04.0.636 

Neste tutorial vamos aprender o fechamento de arquivos e os cuidados que o designer tem que ter antes de entrega-lo para a gráfica. 

Mas antes de começar a explicar todo o procedimento, irei citar algumas dicas, que deixara todo o seu trabalho bem feito e evitará problemas na produção.

* Sangria no mínimo 3 mm para todos os lados;

* Os elementos a pelo menos 3 mm longe do corte;

* Todo layout precisa estar em CMYK;

* Sempre transforme os arquivos em curvas;

* As imagens devem ser convertidas para 300dpi*, atenção para as imagens recortadas, lembre-se de converter com o box transparência ativo.

As Imagens retirada da internet, como por exemplos as encontradas no google, devem ser avaliadas, já que as mesmas estão em 72dpi. Se tiver oportunidade e condições financeiras, opine pelos sites de bancos de imagens de alta resolução. 

* Sempre deixar as páginas centralizadas, para não correr o risco de na hora do corte, a página ser cortada errada;

Agora vamos ver como funciona o fechamento de arquivos no corel draw. 

CorelDRAW - 2022 Versão 24.04.0.636 

Após o layout pronto e aprovado, vá até o menu ARQUIVO, em seguida coletar para saída..., irá surgir uma janela com as opções coletar automaticamente todos os arquivos associados ao documento (recomendado) e escolher um perfil de impressão (arquivo .csp) para coletar somente arquivos específicos.


A próxima tela se refere ao formato que irá salvar PDF ou CDR. Selecione as duas opções. Para PDF escolha o PDF/X-1a. Para CDR escolha a versão compatível com a gráfica, recomendo usar uma versão mais antiga, da versão 10 pra cima. 
Clique em Avançar;


Na próxima tela, marque a opção INCLUIR FONTES DO DOCUMENTO E LISTA DE FONTES. É nesta tela que alguns erros já começam a lhe jugar para o "buraco". 


Nesta tela escolha o perfil de cores usadas, marque o Box INCLUIR PERFIS DE CORES. 
Clique em Avançar;


Selecione a pasta onde irá salvar o projeto. Para uma melhor organização, nomeie a pasta como o nome do projeto e cliente. 
Clique em Avançar;


Feito isso, é só clicar em concluir e enviar a pasta onde foi salvou o projeto para gráfica.


Prontinho!!! Fechamento de arquivo no CorelDRAW - preparado para impressão ou saída.

1.      Verifique as Configurações de Página:

 Certifique-se de que o tamanho da página esteja configurado corretamente para o formato final desejado. Vá para "Layout" ou "Página" nas configurações do documento para ajustar o tamanho da página e a orientação.

2.      Configuração de Margens e Sangrias:

Se o seu projeto exigir margens ou sangrias (áreas que serão cortadas após a impressão), verifique se essas configurações estão corretas. Normalmente, as sangrias são configuradas em torno de 3 a 5 mm para garantir que não haja bordas brancas indesejadas após o corte. 

3.      Modo de Cor e Resolução:

Defina o modo de cor apropriado para o seu projeto. Para impressão, o modo CMYK é geralmente usado. Certifique-se de que a resolução das imagens incorporadas seja adequada para a impressão (geralmente 300 DPI ou mais, dependendo das especificações do projeto). 

4.      Converta Textos em Curvas:

Para evitar problemas de fontes ausentes, converta todos os textos em curvas (outlines). Selecione o texto, vá para "Texto" e escolha "Converter em Curvas" ou "Converter em Contorno".

5.      Verifique os Links de Imagem:

Se o seu projeto contiver imagens vinculadas, certifique-se de que todas as imagens estejam disponíveis no local em que o arquivo será impresso ou sairá. Caso contrário, incorpore as imagens no arquivo.

6.      Verifique Transparências e Efeitos Especiais:

Certifique-se de que todas as transparências e efeitos especiais estejam corretamente configurados e visualmente verificados. Às vezes, efeitos especiais podem se comportar de maneira inesperada na impressão.

7.      Verifique as Cores:

Verifique as cores do seu arquivo para garantir que elas correspondam às cores desejadas. Use a paleta de cores CMYK se estiver preparando para impressão em cores.

8.      Exporte para o Formato Adequado:

 Escolha o formato de arquivo apropriado para a saída. Se estiver preparando para impressão, o formato PDF é uma escolha comum. Você pode configurar as opções de exportação, como a resolução e as configurações de cores, antes de criar o arquivo PDF.

9.      Verificação Final:

Antes de fechar o arquivo, faça uma verificação final para garantir que tudo esteja em ordem, incluindo a formatação, a ortografia e a disposição.

10.  Salve o Arquivo:

Salve o arquivo em seu formato nativo do CorelDRAW (CDR) para que você possa fazer edições futuras, se necessário. Além disso, exporte o arquivo no formato final desejado.

Lembre-se de que os detalhes exatos podem variar dependendo das especificações de saída e das necessidades do projeto, mas esses são os passos gerais para fechar um arquivo no CorelDRAW antes de imprimir ou compartilhar. Certifique-se de seguir as diretrizes de sua gráfica ou provedor de serviços de impressão para garantir que seu arquivo atenda às especificações deles.

Veja o procedimento do fechamento de um arquivo no CorelDRAW e enviar para gráfica sua arte ou layout


Arte no Corel compartilhando o melhor para você.


Sígueme en YouTube Sígueme en Facebook Sígueme en Instagram Sígueme en WhatsApp Sígueme en TikTok Sígueme en Twitter

2 Comentários

  1. Conteúdo muito bom e de fácil entendimento, obrigado por compartilhar! Gratidão👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo pela visita e o seu feedback!!! Que bom que gostou, sempre estarei trazendo novidades para vocês. Volte sempre

      Excluir