6 características de um bom desenvolvimento de logotipo

Criar um logotipo é uma missão que exige criatividade, conexão com a marca e um bom estudo sobre o nicho da empresa. Afinal, por seu alto nível de apelo visual, o logotipo é a principal identidade de uma marca.

 E como fazer, sem errar?

Visto que você tem essa responsabilidade, a criação de um logotipo deve atender a alguns critérios importantes. Neste artigo, vou mostrar um pouco mais sobre isso!

Selecionando as cores corretas

Quando se trata de um logotipo, cada cor deve ser cuidadosamente escolhida. Isso é importante porque você precisa lembrar que eles evocam emoções: alguns evocam calma, outros evocam emoção ou excitação e assim por diante.

 Portanto, no design de logotipo, é necessário focar no objetivo da marca à qual o logotipo será associado. É por isso que as marcas de roupas de bebê costumam usar tons claros, por exemplo. Os times de futebol exploram cores mais escuras, enquanto os logotipos de advocacia vão mais escuros e tons mais sóbrios, pois tudo é estratégico.

Tenha a tipografia certa  

A tipografia do texto também tem impacto direto no logotipo. Se você notar, diferentes fontes podem ser consideradas mais ou menos formais, entre outras coisas.

 A fonte que você escolher pode fazer toda a diferença mesmo em uma única letra. Portanto, verifique alguns pontos a ter em mente: 

  •  As serifas são ótimas para logotipos de nicho mais profissionais e o oposto para logotipos mais casuais;

  •  Fontes manuscritas, que são mais amigáveis ​​e informais;

  •  É possível mesclar fontes em textos diferentes

Versões de tamanhos diferentes 

Lembre-se de que hoje é o trabalho de criar um design de logotipo versátil. Isso significa que ele deve se adaptar a mais de um tipo de formato: às vezes redondo, às vezes quadrado, por exemplo.

Usando o mesmo logotipo, você pode criar versões reduzidas dele ou encurtá-lo. Tudo depende do seu objetivo, mas certifique-se de que ela tem essa flexibilidade!

Seja legível

É claro que ter um logotipo difícil de ler não faz seu trabalho principal de transmitir a essência de uma marca.

 Uma dica importante é criar o logotipo e testá-lo com outras pessoas para ver se conseguem ler perfeitamente. Isso é importante porque às vezes o que é fácil para você não é para os outros!

Transmitir a mensagem com clareza 

 Se o cliente de uma empresa não entender o que seu logotipo significa, algo pode estar errado.

 Prestar atenção a isso tornará a imagem mais eficiente, pois ela se conectará pelo menos facilmente ao nicho em que se encontra. Está incluído. Se alguém leva muito tempo para entender, o logotipo deve ser reconsiderado!

Certifique-se de ter um bom layout 

Se você tiver espaço para explorar, não tenha medo de que um bom design de logotipo deva ter esta propriedade.

Se as letras estiverem muito próximas, por exemplo, considere aumentar o espaçamento. Quando texto e gráficos se juntam, não os mantenha apertados: o logotipo também precisa respirar.

Considerações finais


Para desenvolvermos um bom projeto de logotipo e identidade visual é necessário muito estudo e muitos testes em folhas de rascunho, pois somente dessa forma chegaremos ao resultado satisfatório, o grande erro de designers novos é que partirem diretamente para o computador e tentar chegar ao resultado logo de primeira sem fazerem testes e nem um estudo aprofundado do nicho do cliente. 

 

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