Como Conservar Veículos Adesivados ou com Películas

 A melhor maneira de limpar um veículo envelopado é à moda antiga: com a mão, água e detergente neutro.



Uma alternativa aceitável é a lavagem automática com spray. Mas jamais lave o carro com escovas giratórias. Elas podem arranhar e/ou levantar as bordas do vinil auto adesivo criando até pontos de falhas. Além disso, podem arranhar a imagem digital.

O primeiro passo de uma limpeza ideal, é a lavagem do veículo, com água limpa, para não riscar a impressão digital. Em seguida, esfregue suavemente um pano macio ou uma esponja natural ou sintética molhada numa mistura de detergente neutro e água.

O detergente deve estar livre de solventes fortes, alcoóis e componentes abrasivos (de pH entre 3 á 6, ácido e 8 acima, alcalino, devem ser evitados), lembrando que o ph neutro é 7.

Como proceder

Comece a limpeza pelo teto do veículo e trabalhe para baixo. Evite qualquer abrasão na superfície do vinil. Depois de limpar o veículo por inteiro, é importante repassar a imagem digital cuidadosamente, com água limpa. Deixe a água secar naturalmente ou seque com flanela ou pano macio e não abrasivo. Tome cuidado para não levantar as bordas da película.

Se necessário, use uma lavadora de pressão e certifique-se de seguir as orientações abaixo:

1 – Mantenha a pressão da água abaixo de 1200psi.

2 – Mantenha a temperatura abaixo de 80ºC.

3 – Mantenha o bico da máquina de lavar pelo menos a 30cm distante das bordas e do vinil sintético.

4 – Mantenha o bico da máquina de lavar perpendicular á imagem digital para evitar o levantamento das bordas.

5 – Use o bico da máquina com amplo padrão de pulverização de ângulo de 40º.

6 – A pressão excessiva ou pulverização em ângulo errado com lavadora de alta pressão, pode causar danos IRREPARÁVEIS e criar pontos de falha em imagens digitais.

7 - Não utilize lavagens a seco, pois os produtos químicos presentes em sua composição podem afetar a imagem e o vinil.

Dicas de conservação

1 - NUNCA DEIXE O VEÍCULO PLOTADO PRÓXIMO A OUTROS QUE ESTÃO SENDO LAVADOS, POIS A PULVERIZAÇÃO DE PRODUTOS ALCALINOS OU ÁCIDOS (solupan, desengraxantes, sabão de alta alcalinidade, limpa baú), irá, fatalmente, danificar a impressão digital e o vinil PERMANENTEMENTE. Isso acontece normalmente quando deixamos o veículo em lava jatos.

2 – Quando levar o veículo a uma oficina mecânica para reparos, deixe claro para seu mecânico essas situações, pois o mesmo poderá sujar o envelopamento com graxas, óleos ou mesmo pó de amianto, (pastilhas e lonas de freio), Diga a ele para limpar apenas com água e detergente neutro, pois o uso de querosene, gasolina, alcool ou óleo diesel, irá danificar PERMANENTEMENTE a plotagem.

3 - Para remover contaminantes difíceis, como excrementos de pássaros, seiva de árvores, sangue humano ou animal, tente amaciá-los ao mantê-los de molho por alguns minutos, com água quente e sabão. Em seguida, enxágüe abundantemente. Se necessário, use um produto químico mais severo, mas não se esqueça de testá-lo antes da aplicação, fazendo isso numa área escondida. Evite o uso de ferramentas abrasivas que podem riscar a imagem.

4 – NUNCA ENCERE UM VEÍCULO ENVELOPADO, POIS AS CERAS E MASSAS DE POLIMENTO CONTÊM SUBSTÂNCIAS ABRASIVAS, e isso irá danificar o vinil. Seguindo esse pequeno manual, você terá uma plotagem duradoura e sempre bem conservada.

 


Espero que gostem e ajude em seus trabalhos!!! Curtem, Participem e Comentem. 
Arte no corel sempre compartilhando o melhor para você.




Sígueme en YouTube Sígueme en Facebook Sígueme en Instagram Sígueme en WhatsApp Sígueme en TikTok Sígueme en Twitter

0 Comentários